31 de dezembro de 2007

ANO NOVO

Outra vez temos a oportunidade de viver o mesmo círculo vicioso de todo final de ano ou decidir torná-lo um verdadeiro círculo virtuoso.

No ponto inicial do círculo vicioso colocamos as nossas idealizações e ficamos pensando no futuro, desperdiçando incontrolavelmente o momento presente, aguardando a ocorrência dos eventos idealizados.

No segundo ponto o resultado óbvio é a frustração por não termos conseguido alcançar o futuro que pretendíamos orientar. Os resultados não foram realmente bons para nós ou não atingimos as nossas expectativas. Aqui existe sempre uma mensagem que dificilmente aprendemos: quando estamos acostumados a idealizar e usar o pensamento presente sobre acontecimentos futuros, quando este futuro se torna o hoje, a frustração é inevitável porque não estamos preparados para desfrutar o agora.
No terceiro ponto, está claro, só poderemos encontrar a depressão resultante do nosso sentimento de insatisfação. Tudo porque quando não sabemos como se apoderar firme e decididamente do agora e vivê-lo plenamente, nos sentimos deprimidos e desmoralizados.

Então, o que fazemos? Começamos tudo de novo e muito provavelmente chegaremos à condição de termos uma “vida de calmo desespero”, como afirmou Henry David Thoreau.

Como então sair deste e encontrar o círculo virtuoso? Em minha opinião, começando por responder à seguinte questão: “Como usarei os meus momentos presentes neste novo ano?”.

Vale também decidir sobre a eliminação de planos vagos tais como: “em agosto estarei com a minha vida sob controle”, “em abril estarei cinco quilos mais magros”, “deixarei de fumar em fevereiro”, “até o final do ano estarei seguindo um programa de recuperação da minha forma física”, etc., etc. Claro que tudo isto é factível e, com certeza, o seu organismo, a sua auto-imagem e a sua auto-estima estarão excelentes quando tudo isso se tornarem realidades. Entretanto, o que não dá para esquecer é que no planeta a vida acontece um minuto de cada vez, uma hora de cada vez, um dia de cada vez.

Na certeza de que todos viveremos - “um dia de cada vez” - uma longa e produtiva vida, a começar em 2008, como é de praxe quero deixar duas poesias como reflexões adicionais.
--o--

Ainda se repetem as práticas da retrospectiva e dos pedidos de um
Novo ano com tudo novo e da melhor qualidade.
O comum, após este momento, é tudo seguir como antes.

Nada “cai do céu” e muito menos existe “almoço de graça”.
O novo deve ser sempre da nossa responsabilidade e não do ano.
Viver ao sabor de profecias, ou de pedidos vãos, só poderá te dar
Outro ano do tamanho que sonhou (ou não sonhou).
--o--

JOGUEI FORA A CHAVE (*)

Fechei a porta do ontem
Suas dores e desesperos
Tranquei as tristezas
Fracassos e erros passados.

E agora joguei fora a chave
e procuro um quarto ensolarado
Que mobiliarei com esperanças e sorrisos
E com o perfumado florir da primavera.

Nenhum pensamento deverá entrar neste quarto brilhante
Que tenha um toque de dor
Nenhuma impaciência, infelicidade
Jamais deverá entrar.

Fechei a porta no ontem
E joguei fora a chave
O amanhã não contém nenhum medo para mim
Desde que encontrei o hoje.

(*) "I threw the key away", poema inglês de autor desconhecido.
Related Posts with Thumbnails