24 de julho de 2007

FILOSOFIA E EXISTÊNCIA


Algumas Notas para Reflexão

José Eustáquio Moreira de Carvalho


Nos últimos dez anos tenho me dedicado, com bastante afinco, ao estudo da Filosofia, especialmente nos aspectos que, de alguma forma, têm afetado enormemente o dia-a-dia das pessoas.

A bem da verdade, estou retornando à Filosofia, já que a minha primeira experiência universitária foi cursando um ano de Filosofia Pura, aqui em Brasília, em 1968.

Vários são os motivos que me trouxeram a este maravilhoso mundo do saber, mas o mais forte e determinante foi o “caos” que percebi estar vivendo o Ser Humano frente a questões relativas ao seu mundo pessoal, familiar, profissional e social. Aí incluindo uma busca desorientada de significado enquanto indivíduo, enquanto pai ou mãe, enquanto profissional e enquanto participante (ou não) do mundo ao seu redor. Enfim um grande problema de existência. Ou, do ponto de vista filosófico, uma permanente crise existencial.

Antes de começar verdadeiramente, a tarefa de estudar este “caos” fiz uma viagem panorâmica sobre o que estava acontecendo com a Filosofia e o que ela tinha apresentado ou estava apresentando, em termos práticos e de fácil acesso e uso, para a população em geral.

Minha surpresa só não foi maior, porque busquei entender das regras e do comportamento no ambiente acadêmico. A Filosofia tinha se encastelado na Academia e só a ela servira até a penúltima década do século passado.

Ainda que a partir deste período tenha surgido um forte movimento pela “volta” da prática filosófica, a Academia tratou de se proteger estabelecendo dois campos de ação: a Filosofia Analítica e a Filosofia Prática. E, claro, preferiu seguir no seu pedestal se apossando da Filosofia Analítica e condenando a Filosofia Prática. Não favorecendo em nada a ampliação da demanda por matrículas nos cursos que ofereciam, já que a forma de tratar os assuntos da Filosofia continuou como sempre foi: entediante, de difícil entendimento, de forma pouco útil ou aplicável, além da aparência sempre superior dos mestres.

Não satisfeito com este quadro de dicotomia me aprofundei um pouco mais e “descobri” que esta foi uma forma de garantir “espaço” e manter poder sobre o saber filosófico, já que esta divisão não apresentava utilidade sob nenhum outro ponto de vista.

Ainda que em alguns filósofos precursores existisse uma grande componente de análise e toda sorte de questionamentos sobre tudo no Universo, seus pressupostos tinham como objetivo final servir às pessoas ou, pelo menos, aos discípulos no seu cotidiano da vida. Naquilo que importava para a sua existência. Naquilo que tivesse utilidade imediata.

Basta ver apenas duas definições de Filosofia apresentadas por dois grandes filósofos separados no tempo por quase dois milênios:

1 – Platão (427-347 AC): “Filosofia é o uso do saber em proveito do Homem. Uma ciência em que coincidam fazer e saber utilizar o que é feito”
2 – Descartes (1596-1650): “Filosofia é o estudo da sabedoria... Um perfeito conhecimento de todas as coisas que o Homem pode conhecer, tanto para a conduta da sua vida quanto para a conservação de sua saúde...”.
Nesse mesmo sentido, poderemos buscar também junto a apenas dois importantes nomes da Filosofia definições do que é ser Filósofo:
1 – Thoreau (1817-1862): “Ser Filósofo não é meramente ter pensamentos sutis, nem mesmo fundar uma escola... É resolver alguns dos problemas da vida, não na teoria, mas na prática”.
2 – Nietzsche (1844-1900): “Filósofo é um Homem que constantemente vive, vê, ouve, suspeita e sonha... coisas extraordinárias”.

A grande questão que, para mim, fica sem uma resposta adequada é: porque não se usa, ou se tem usado tão pouco, abordagens tão práticas e claras para o Homem comum como estas? Aliás, quase nada diferente do que filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles ensinava e praticava com os seus discípulos.

O mundo há muito vive em permanentes crises de etnias, religiosas, políticas, econômicas e muitas outras, que tem tornado a existência bastante dificultada em vários pontos do Universo. A ponto de ser comum a expressão “a humanidade está perdida”. Prefiro considerá-la sem “eixo” ou sem um norte para onde converja.

A visão lógica diz e apresenta uma realidade inquestionável: a Filosofia é posterior à existência, e o seu surgimento está ligado às questões existenciais. Desse modo essa mesma visão deveria apontar na direção de uma maior atuação no lugar onde a vida, a existência, acontece: no aqui e agora, que é muito maior do lado de fora do que do lado de dentro da Academia. E é onde o Homem experimenta todas as sensações de conforto ou desconforto com os acontecimentos que vivencia, gerando para si mesmo ou permitindo que de fora diversos fatores o levem ao “caos” mencionado no início.

Desse ponto de vista levanto alguns temas existenciais onde a Filosofia e os Filósofos, especialmente os da Academia, deveriam tê-los em suas pautas de forma mais presente levando a uma atuação também mais marcante.

Não sei da Academia ou dos Filósofos, mas eu paro para pensar e questionar quando:

- formadores de opinião, autoridades inclusive, particularizam a ética para justificar ações ilegais ou que servem apenas para prejudicar os semelhantes;
- uma mãe é presa por espancar uma criança de apenas 45 dias por que ela chora sem parar; também quando outra mãe que perde um filho envolvido em crimes, estupefata diz: “onde foi que eu errei?”;
- vejo crianças serem “tratadas” com Ritalin por que foram identificadas como portadoras da Síndrome de Distúrbio da Atenção e Comportamento; também quando se generaliza a rotulação de qualquer mal estar como síndrome, significando a possibilidade de, mesmo que não apresentemos problemas de saúde (física ou mental) de sermos enquadrados como portadores da Síndrome da Ausência de Doenças;
- relacionamentos sem casamento duram para sempre e casamentos de mais de 30 anos terminam ou duram a vida toda sem que haja efetivamente um relacionamento;
- pais, frente a dificuldades em “administrar” os filhos dizem: “não sei mais o que fazer, entreguei pra Deus”;
- encontro pessoas que, em situações adversas dizem: “estava escrito e assim tem que ser, é o meu carma”;
- vejo marchas pela paz e não violência, repletas de pessoas carregadas de mágoas, ressentimentos e até mesmo de ódio;
- jovens se especializam em concursos na busca da “realização dos seus sonhos” através do emprego que melhor pague e não através do emprego que melhor lhe proporcione condições para se tornar um grande Ser Humano.

Como se vê todas são questões do nosso dia-a-dia e que afetam, das mais variadas formas, a vida do Planeta e para as quais, não tenho dúvidas, a Filosofia tem muito a contribuir nas soluções. Bastaria apenas que os seus “executores” focalizassem a sua visão na busca do que cada Filósofo ou Escola Filosófica tem de melhor para dar suporte a elas. Desse modo estaríamos, ao mesmo tempo, retomando a finalidade básica da Filosofia e a forma de atuação dos seus grandes mestres.
Related Posts with Thumbnails